TARAUACÁ PERTO DE VER SUA PONTE PRONTA

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  • 29 de outubro de 2010
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  • Obra da ponte de Tarauacá perto de sua conclusão,  falta pouco para seja unida as duas margens do Rio Tarauacá.

    Governador Binho Marques acompanhou andamento das obras na ponte sobre o Rio Tarauacá, que integra a interligação do Acre pela BR 364 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

    O governador Binho Marques chama a BR-364 de "estrada da liberdade", e na última terça-feira, 26, acompanhou de perto uma das obras de impacto na rodovia: a ponte sobre o rio Tarauacá, que se completa com a implantação de um acesso de 5,1 quilômetros que tira do centro da cidade o movimento de veículos pesados. "Queremos concluir a ponte até dezembro", disse o engenheiro responsável pelo projeto, Neto Bayma.
    O acesso forma um anel viário cortando parte da região onde se situava o lago Intendência. Os engenheiros tiveram de achar uma solução criativa e instalaram a cada vinte metros, drenos com tubo e areia. O fiscal da obra, engenheiro Klay Regazone, informou que serão asfaltados pelo menos dois quilômetros para assegurar que nos extremos do anel viário, onde se localiza, de um lado, o abatedouro da cidade e, de outro, o acesso ao centro de Tarauacá, tenham melhores condições de tráfego tanto para a cidade quanto para as saídas a outros municípios.
    Além de se constituírem em desafio de engenharia e logística, as pontes são resultado do bom momento vivido pelo Acre e do apoio do Presidente Lula em ampliar as obras ao longo da BR 364, entre elas as pontes sobre os rios Purus, Tarauacá, Envira, Diabinho e Juruá, um complexo de investimentos que somam mais de R$ 245 milhões. Ela faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco e, como as demais e a pavimentação da rodovia, está no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2009, a estrada contabilizou um grande volume de homens e equipamento trabalhando em vários turnos para acelerar a conclusão: mais de 3 mil pessoas e 1.200 máquinas. "Ninguém imaginava que a BR 364 chegaria neste ponto", avaliou o governador, lembrando do início de seu governo, quando anunciou aos gestores que iria "colocar o pé no freio" para assegurar fôlego total aos projetos de interesse do Acre durante os quatro anos de mandato - e foi o que aconteceu. As chuvas do ano passado impediram que a rodovia fosse concluída em 2010, mas os trabalhos avançaram significativamente neste verão que se encerra. "O certo é que a BR está avançando e tem condições de ser concluída em 2011", declarou Binho Marques.
    Além da ponte do Tarauacá, a ponte sobre o rio Purus é um bom exemplo do que vem sendo feito pela integração definitiva do Acre. Ela está completa, faltando detalhes e o aterramento nas cabeceiras.  O trecho entre Sena Madureira e Manuel Urbano está bastante avançado, o que fará com que veículos leves possam trafegar durante maior período no verão, reduzindo problemas de abastecimento naquela região.

    Ponte sobre o rio Tarauacá faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco e, como as demais e a pavimentação da rodovia, está no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

    Os trabalhadores atuam em dois turnos na construção da ponte do Tarauacá. São mais de 300 trabalhadores, sendo que 90% foram contratados na própria região. Apenas os especialistas tiveram de se recrutados em outros Estados.
    O trecho da BR-364 entre Sena Madureira e Feijó fecha para o tráfego de caminhões no próximo dia 30, mas os veículos leves poderão seguir transitando até quando o inverno permitir. O Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) mantém máquinas prestando apoio aos motoristas até Cruzeiro do Sul.

    Ponte Rio Tarauacá

    Extensão: 300m
    Largura do Tabuleiro: 14,4m
    Faixas de Rolamento: 2
    Passeios: 2
    Gabarito de Navegação: 8 metros
    Estrutura Principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5m, 100m e 65,5m, quatro mastros de 14,9m, construída em balanços sucessivos.
    Estruturas de Transição: Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com dois vãos de 35,4m.

    Acesso à ponte

    Extensão: 5,10 km
    Largura: 13,0m
    Faixas de Rolamento: 2
    Acostamentos: 2

    Fonte: Blog do Accioly

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