Capitão Estephan conversa com o balanço geral e conta como fez para reduzir criminalidade em Feijó
Capitão da Policia Militar de Feijó Estephan
A policia Militar vem nos últimos meses realizando um trabalho que esta servindo de exemplo para o resto dos municípios acreanos, com o empenho maciço do Capitão Estephan, e os demais policiais a onda de crime que estava altíssima em Feijó foi reduzido cerca de 80% já podemos dizer que estamos mais seguros. O Balanço geral estará de hoje em diante levando para os nossos leitores todas as noticias sobre a ação policial para manter Feijó uma cidade sempre segura. O capitão Estephan falou com exclusividade ao nosso site.
O banço geral: Capitão como o senhor e seus comandados conseguiram diminuir a onda de crimes que tomava conta da nossa cidade?
Capitão Estephan: “Com relação a criminalidade no município, isso nos já observamos nos primeiros momentos que nos chegamos em Feijó, fizemos um levantamento dos pontos mais vulneráveis de onde estavam acontecendo os fatos, e ai não tem mágica não tem receita, apenas fizemos o policiamento onde estavam acontecendo os fatos, naqueles lugares onde eram constantes as ocorrências nos mantivemos o policiamento mais local, abordando e identificando quem eram as pessoas que estavam causando esses problemas nestes laçais, e a pois prender alguns deles, e alguns varias vezes, sem duvidas os locais melhoram, nos tínhamos ai dois bairros que eram os dois bairros mais problemáticos da cidade, que eram os bairros do Zenaide Paiva e o Bela Vista, e esses bairros hoje são um dos mais calmos da cidade. Isso é comprovado pelas estatísticas mensal, ou seja o policiamento certo, no local certo na hora certa, esta é a forma de policiar que deu certo, e nos estamos hoje com uma estrutura que dá condições para melhorar o policiamento, recebemos ai mais um cara agora contamos com duas viaturas e quatro motos, recebemos agora recentemente mais 13 policiais que dá para que agente possa fazer uma divisão e possa atuar em todos os lugares da cidade, nos temos ai nos finais de semana ate quatro patrulhas rodando durante a noite, nos separamos o efetivo de forma que tenhamos dois policiais em cada patrulha, e ai nos temos condições de cobrir quatro pontos ao mesmo tempo , em tão sem duvida isso esta sendo o diferencial comprovado agora neste final de semana que não tivemos ocorrências de grande proporção, ocorrências muito reduzidas, é um fato que marca bastante esta questão de segurança publica, são as pessoas vitimas de arma branca, apesar dos homicídios que já temos registrado, mais este numero foi bastante reduzido, o numero de vitimas de arma branca foi realmente bastante reduzido, e isso é muito bom e significativo para o município” Disse Estephan.
Com um jeito duro de ser, e comandando com braços de ferro, aquém diga que o jeito moralista do capitão Estephan seja o diferencial para essa mudança que esta acontecendo em Feijó.
O balanço geral: Capitão o senhor concorda com isso?
Capitão Estephan: “Bem eu acho que, nos temos que ser jutos, o cidadão de bem não pode pagar pelo fato de que tenha um grupo trazendo problemas para o município de forma geral, a lei esta ai para ser cumprida, nos temos que cumprir a lei e é dever da policia militar fazer com que a lei seja cumprida, tendo que prender tendo que aborda e tudo isso todos essas atividades são feitas em prol da sociedade, da população que não merece esta passando por dias de sofrimento em razão de um ou dois que estão causando transtorno no município. Então quem deve tem que pagar, seja financeiro ou com a sua liberdade, em alguns casos nos temos que ser duros e rígidos, porque se não for dessa forma a coisa não funciona, mais também acima de tudo devemos ser justos, com aqueles que procuram ser bom cidadãos que cumprem as leis, é obvio que em algumas situações o cidadão de bem ele venha a cometer um deslize, mais muitas vezes involuntariamente como acontece muito na questão do transito, é comum uma pessoa esquecer-se de colocar um capacete, então numa situação como essa, conhecendo a pessoa seus antecedentes sabendo que é uma pessoa de bem de boa índole o policial deve ser flexível em algumas situações, agora quando são casos que acontecem com pessoas que rotineiramente, constantemente estão trazendo insegurança e problemas para sociedade, essas sim nos devemos agir com os rigores da lei. Essa é a política que agente adota e que está dando certo, agir com firmeza e ao mesmo tempo também sermos flexível em alguns casos” disse Estephan.
Realmente a atitude tomada pelo capitão Estephan e seus comandados esta dando certo realmente, pois baseados nos dados obtidos pelo balanço Geral na policia militar de Feijó podemos ver, um baixo índice de ocorrências no município, por exemplo:
Sesta feira dia 12/11/2010 aconteceu apenas:
01 – Uma embriaguez;
01 – Agressão física;
01 – Invasão de domicilio com porte de arma branca (Facão);
01 – Acidente de transito sem vitimas;
Sabado dia 13/11/2010 aconteceu apenas:
01 – Furto (esta sendo investigado);
01 – Lesão corporal leve;
01 – Apreensão de arma branca (faca);
01 – Desobediência;
01 – Apreensão de entorpecente (12 trouxas de cocaína);
Domingo dia 14/11/2010 aconteceu apenas:
02 – Lesão corporal;
01 - Apreensão de entorpecente (01 trouxa de cocaína no Mangueira Clube);
01 - Porte de arma branca (Peixeira);
Segunda Feira dia 15/11/2010 aconteceu apenas:
01 – Porte de arma branca (Adaga)
Com isso podemos ver que o trabalho da policia militar esta sendo feito de forma clara e eficaz no sentido de coagir realmente a criminalidade da nossa cidade. Apesar do trabalho da policia aumentar mais um pouco coma inauguração do Parque do buritizal, o Capitão Estephan já esta preocupado em impedir que este patrimônio do município seja depredado.
O balanço geral: Capitão como a policia militar vai agir, para impedir que o parque do buritizal que foi recém inaugurado seja de pedrado?
Capitão Estephan: “Bem eu conversei com o secretario de obras do estado, que veio ao nosso município para a conclusão dessa primeira parte do parque, ele dizia o seguinte capitão as pessoas dizem que não adianta colocar o equipamento que as pessoas vem e quebram, mais o pensamento é que se quebra uma vez agente vem e coloca novamente se for quebrado novamente agente vai lá e refaz, ate a população se educar nesse sentido. Mais para que não quebrem a primeira vez, ou que venha a quebra ate a segunda a policia militar esta fazendo um trabalho de patrulhamento durante o dia constante e durante a noite também, onde as motos da policia entram fazem rondas, proibindo e a proveito para dizer que esta proibido já o transito de motos e de carros no parque e se pegarmos algum caro ou moto transitando dentro do parque será autuado e preso, também é proibido o trafego de bicicletas mais agente sabe que em Feijó tem uma grande quantidade de bicicletas, e nos não teríamos condição de coibir esse grande fluxo de bicicletas se colocarmos policiamento lá direto, mais não temos condições de fazer isso pois nos temos demandas mais preocupantes que são os bairros de Feijó pois precisamos garantir a seguranças das pessoas, nos vamos continuar fazendo essas rondas as pessoas que forem encontrada conduzindo moto ou cara La dentro como eu já disse vai ser autuado como diz o código de transito os condutores de bicicletas serão orientados a transitarem em uma velocidade que não venha causar nem um transtorno ou acidente, mais já sugerimos ai ao secretario de esportes Eloiton Silveira, acredito que ele já tenha levando a idéia ao prefeito Dindin, que possa dar um apoio na questão da segurança, e vamos conversar para ver se a prefeitura tem condições de colocar pessoas do quadro de funcionários para fazer a segurança no momento em que a policia não poder esta ou seja, para que agente tenha a todo o estante pessoas cuidando do parque” disse Estephan.
Essa foi a primeira de varias informações que serão apresentadas para os nossos leitores, através de uma coluna policial que esta sendo feita com muito carinho para todos ficarem sabendo das ações da policia militar. Com o apoio de todos os policiais e do capitão, pois a visão que o povo tem da policia é uma e nos vamos mostrar o outro lado, mostra que realmente a policia militar esta contribuindo e muito com a sociedade feijoense. Nos do balanço geral temos o compromisso com a verdade e faremos isso, levaremos a verdade para que toda a população de Feijó saiba. Sabendo das nossas intenções o capitão Estephan faz questão de deixar o seu recado final.
Capitão Estephan: bem o que nos pedimos a população é que juntemos forças os esforços, a policia militar, todos nos policiais mesmo com essa estrutura que já melhorou muito, mais em algumas situações ainda precisa melhora para que agnete possa almentar o nível de segurança da população, nos temos nos empenhados, hoje ou qualquer hora da madrugada que procurarem uma viatira a guarnição esta pronta para qualquer hora, que nos sabermos que em outras épocas nos percebíamos que isso não acontecia, mais hoje o pessoal esta pronto, nos faremos todos os esforços, no sentido de garantir paz, garantir trancuilidade e agente sabe que quando uma pessoa tira a vida de outra parece assim que a sensação de insegurança ela toma de conta de todo o mundo. Os homicídios que ocorreram nos últimos dias, agente sabe que são preocupantes 99% foram feitos por arma branca, faca ou tesado e nos temos procurado de toda as maneiras coibir o uso dessas armas na cintura das pessoas e nos já conseguimos reduzir esse numero consideravelmente. Eu particularmente fico muito triste quando um policial avisa que houve um óbito, é como se faltasse chão nos pés da gente. Para quem quer ver a segurança as pessoas seguras, tranqüilas e felizes é triste, por isso quando isso acontece agente fica mesmo muito triste. E é por isso que agente esta intensificando este policiamento, o que nos pedimos a população é que nos ajudem cada vez mais denunciando, sejam, nossos amigos nossos parceiros porque a policia militar precisa dessa parceria com a comunidade para desenvolver melhor o seu trabalho e garantir a segurança de todos” finalizou o capitão.
Redação do balanço geral
0 comentários:
Postar um comentário