MINISTÉRIO PÚBLICO DA NOTA 7 A SAÚDE DO ACRE

Posted on
  • 16 de outubro de 2011
  • by
  • ARTE É VIVER
  • in
  • Em coletiva de imprensa, a procuradora responsável pela vistoria, explicou detalhes da situação atual da saúde no estado

    Em vistoria a unidades de saúde do Acre, a coordenadoria da saúde do ministério público do estado identificou várias irregularidades. Instalações em más condições, medicamentos vencidos e ausência de profissionais nas unidades foram alguns dos problemas detectados. Em coletiva de imprensa, a procuradora responsável pela vistoria, explicou detalhes da situação atual da saúde no estado.

    A procuradora Gilcely Evangelista, responsável pela coordenadoria da saúde do Ministério Público do Estado reuniu a imprensa para falar sobre a vistoria realizada nos últimos 03 meses, em 10 municípios acreanos.

    O relatório apontou por exemplo, que no hospital de Brasiléia faltam equipamentos para realização de exames. Em um posto de Epitaciolândia não havia água e foram encontrados remédios com data de validade vencida.

    Em Assis Brasil, as novas instalações do hospital estão prontas, mas a prefeitura estaria atrasando a pavimentação da rua de acesso para inaugurar no período eleitoral. “O que se entende é que pretende-se fazer a inauguração no período eleitoral para se obter vantagem política”, afirma a procuradora.

    Entre as principais reclamações da população do interior está a falta de médicos. “Eles reclamam que faltam médicos e profissionais da saúde como um todo, e que também eles não cumprem a carga horária de trabalho”, disse Gilcely.

    O relatório apresenta ainda: Falta de gerenciamento na distribuição de medicamentos,por que foi identificado problema com a continuidade do fornecimento de alguns tipos de remédios; Prédios deteriorados, com problemas na instalação elétrica e hidráulica; Armazenamento de medicamentos sem refrigeração, entre outros.

    Um relatório apontando as irregularidades e pontos a serem corrigidos foi repassado aos promotores dos municípios. Esse documento sugere que os gestores assinem TAC's, termos de ajustamento de conduta com o ministério público, caso contrário, os procuradores são orientados a ajuizarem ações públicas contra os administradores das unidades de saúde.

    O resultado das vistorias será repassado ao governador, à secretária estadual de saúde e aos secretários municipais das cidades visitadas. Mesmo com tantos problemas identificados a nota atribuída pela procuradora à saúde pública do estado foi generosa. “Pra mim, nota 7”.

    Fonte: agazeta.net

    0 comentários:

    Postar um comentário

    ISSO É POLÍTICA DE VERDADE

    Blogs do Acre
     
    Balanço Geral (c) 2011