PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM JÁ FOI IMPLANTADO EM CINCO MUNICÍPIO DO ESTADO

Posted on
  • 6 de novembro de 2011
  • by
  • ARTE É VIVER
  • in
  • Mais de dois mil homens já realizaram exames e consultas para combater e diagnosticar doenças precocemente

    Em 2009, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), que promove e o acesso do publico masculino aos serviços de saúde. No Acre, a ação teve início com a caravana do Movimento pela Saúde Masculina que realizou atendimentos e consultas no caminhão-consultório. Agora, a ação se expande para os municípios.

    O programa já foi implantado em cinco municípios: Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Xapuri, totalizando mais de duas mil consultas e exames.

    Segundo o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Mauro Trindade, o programa tem como objetivo chamar a atenção da população masculina para a realização e prevenção de doenças como câncer de próstata, disfunção erétil e câncer de pênis.

    “Muitos só procuram uma unidade de saúde quando estão com uma doença com o quadro bem avançado. Estamos modificando esse conceito de que homem não precisa ir ao médico, a saúde masculina deve começar na infância, mas a partir dos 40 anos, em virtude do problema prostatismo, é que o homem precisa se cuidar melhor. A prevenção masculina pode evitar doenças sérias e até complicações conjugais”, destaca Mauro.

    “A ação que começou em março de 2011 por meio da caravana do Movimento pela Saúde Masculina, se expande aos municípios acreanos realizando consultas e atendimentos destinados a homens a partir dos 19 até acima de 70 anos de idade. Mas o foco principal, além dos atendimentos, é a capacitação de profissionais de saúde para que possam dar continuidade ao trabalho em cada município que foi implantado o Programa Saúde do Homem”, explica.

    Nos próximos dias serão beneficiados os municípios de Tarauacá e Sena Madureira que contarão com uma verba adicional do Ministério da Saúde.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    ISSO É POLÍTICA DE VERDADE

    Blogs do Acre
     
    Balanço Geral (c) 2011