COMISSÃO APROVA AUDIÊNCIA DE EMERGENCIA PARA DEBATER HAITIANOS

Posted on
  • 16 de dezembro de 2011
  • by
  • ARTE É VIVER
  • in
  • A Comissão de Relações Exteriores aprovou, nesta quinta-feira, 15, em caráter de urgência e por unanimidade, requerimento dos senadores Jorge Viana (PT) e Aníbal Diniz (PT) de audiência pública com autoridades do governo e delegados de organismos internacionais, na próxima terça-feira, 20, para discutir a questão dos refugiados haitianos no Acre.

    Serão convidados a comparecer representantes do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

    Segundo o senador Jorge Viana, exatamente hoje (quinta-feira) há 850 haitianos em Brasileia vivendo em situação precária, mesmo com a assistência básica que o governo estadual tem oferecido.

    Trata-se de uma crise humanitária que chegou ao ponto crítico, disse o senador, e que somente poderá ser resolvida com a intervenção do governo federal, que tem a competência legal para tratar do assunto.

    Jorge Viana alegou que, apesar de inúmeros contatos com os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores para resolver um problema que se arrasta desde fevereiro, nenhuma providência concreta foi tomada pelas autoridades.

    Com a audiência pública da próxima terça-feira, a expectativa dele e dos demais membros da Comissão de Relações Exteriores é a de que os organismos internacionais e o governo brasileiro esclareçam que medidas estão adotando para enfrentar a situação.

    Há indícios da participação de organizações criminosas numa rota de tráfico humano que inclui República Dominicana, Panamá, Equador e a área fronteiriça entre o Brasil, Peru e Bolívia, acrescentou. A previsão é a de que cerca de quatro mil haitianos foram trazidos ao país por essa rot

    Fonte: agazeta

    0 comentários:

    Postar um comentário

    ISSO É POLÍTICA DE VERDADE

    Blogs do Acre
     
    Balanço Geral (c) 2011