COMANDATE DA POLICIA MILIATR DA EXEMPLO E REUNE A SOCIEDADE FEIJOENSE PARA DISCUTIR A IMPLANTAÇÃO DE UMA FILIAL DA APADEQ EM FEIJÓ

Posted on
  • 4 de novembro de 2010
  • by
  • ARTE É VIVER
  • in
  • Marcadores:
  • Comandante da Policia militar, mostra preocupação e realiza debate com a sociedade para instalação de uma filial da APADEQ no município de Feijó  e recebe do Prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro, (Dindin), PSDB, apoio ao Projeto de Implantação de uma Filial da APADEQ no município de Feijó


    Aconteceu nesse ultimo final de semana, no auditório da escola estadual de ensino médio, uma reunião sobre dependentes químicos. Reunião está que contou com a participação do prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro, Dindin (PSDB), o Juiz da comarca de Feijó, Dr. Manoel Simões Pedroga, o Promotor de Justiça Dr. Bernardo Firtman Albano, o Comanda da Polícia Militar Capitão Estephan Barbary Neto, representantes da sociedade civil organizada, a equipe gestora da escola, professores, alunos, dentre outros convidados e o presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Dependentes Químicos - APADEQ do município de Cruzeiro do Sul, que veio ao nosso município para explicar a importância dos projetos da APADEQ, para recuperação dos dependentes químicos naquele município.

    Segundo o Cap. Estephan “esta reunião teve como objetivo de apresentar e debater com as autoridades do município o projeto idealizado pela polícia militar para a implantação de uma filial da APADEQ, no município de Feijó, para acolhida e o tratamento de dependentes químicos do município e que venha amenizar o sofrimento das inúmeras pessoas e familiares em razão da dependência do álcool e de outras drogas químicas, problema esse que se apresenta em ritmo crescente no município de Feijó. Para demonstrar e comprovar essa triste realidade, foi mostrado na reunião várias fotos e vídeos de dependentes químicos, que no seu dia-a-dia estão jogados nas sarjetas, calçadas e perambulando pelas ruas, pois todos os dias os mesmos fazem uso de bebidas alcoólicas e as famílias sofrendo com esta realidade, sem esperança de verem seus entes queridos recuperados e fora daquele estado de penúria e total dependência química. A sociedade olha mais não consegue ver, portanto é importante que vejamos e acreditamos que é possível e é preciso fazer alguma coisa para mudar essa triste realidade em que os mesmos se encontram. Foi portanto, observar  a quantidade de dependente químicos no município, que surgir a idéia da implantação de uma filial da APADEQ, no município de Feijó”

    Segundo o depoente de um ex-dependente químico Carlos Gilberto da Silva, 45 anos, pai de 06 filhos, membro dos Alcoólatras Anônimos (AA), teve sua iniciação no alcoolismo aos treze anos e só conseguiu parar aos 38 anos de idade e ainda, não está totalmente recuperado é portanto, um dependente químico em recuperação. Lamenta muito ver seus amigos e ex-companheiros de copo e de bebedeiras, nesta situação, sujos, maltrapilhos, pois bebeu com eles, passou fome com eles, já esteve internado em uma unidade de recuperação de dependentes químicos da APADEQ, em Rio Branco, foi preso muitas vezes, perturbou a sociedade feijoense e era mal vista pela mesma passou frio junto com eles, porque não conhecia a Luz. Mas hoje, o mesmo se encontra feliz, porque encontrou Jesus e graças a Deus o mesmo consegui se libertar, por meio da palavra de Deus, por meio da palavra do Senhor Jesus, porque não conhecia a luz, mas quando o mesmo conheceu a luz que se chama Jesus, Jesus lhe resgatou das trevas. A nossa sociedade é muito grande para ver o sofrimento, para criticar tem muitos, mas para ajudar têm poucos. O mesmo teve a sobriedade de buscar auto-ajuda, primeiramente no AA e depois na palavra de Deus. E a mensagem que o mesmo deixa aos estudantes e os jovens como todo, na faixa etária de 13 a 14, que é nessa faixa etária de idade que os jovens são mais fáceis de entrarem do mundo do alcoolismo, que não entre no mundo do alcoolismo, porque o mesmo é doença progressiva, incurável e mortal. A única cura que a mesma tem é evitar o primeiro gole, evitando o primeiro, não se tem o segundo gole, pois é muito difícil sair do mundo alcoolismo e o mesmo só conseguiu sair, porque encontrou o caminho do Senhor Jesus Cristo. E o mesmo agrade o comandante da polícia o Cap. Esthepan pela a sua preocupação em relação aos dependentes químicos do município de Feijó.

    Já o presidente da APADEQ, O Sr. Raimundo Felício dos Santos, conhecido como Branco, fez um breve relato de como, por meio de fotos de como funciona a APADEQ, no município de Cruzeiro do Sul, o mesmo demonstrou estrutura do prédio, como a área clínica, a área de trabalhos, a área de lazer, com recreações e jogos, a acolhida dos dependentes e todo processo de recuperação dos dependentes químicos, ou seja, o mesmo realizou uma apresentação dos trabalhos executados naquela Casa de Recuperação, onde na oportunidade foi exposto os resultados alcançados bem como apresentado às autoridades e à sociedade feijoense o caminho para a instalação de um núcleo da Apadeq neste município para com isso, minimizar a amargura das famílias que convivem com os vários casos de dependência.

    Já o prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro, DinDim, (PSDB), iniciou seu pronunciamento, agradecendo a todos os presentes no evento e falou um pouco da sua administração e falou que iniciou o seu governo pensando exatamente em colocar em prática uma política de inclusão social, principalmente quando realizou uma parceria entre o judiciário, a defensoria pública, e por meio da Secretaria de Ação Social, conseguiu alugar uma casa que abriga várias crianças abandonadas e que se encontravam em situação de risco. Portanto, esse problema social não existe mais no município de Feijó, pois, já foi resolvido pela sua administração e era, portanto, o mínimo que sua administração poderia fazer. Portanto, o mesmo está dando sua palavra, pois o mesmo é homem de palavra ao judiciário, a promotoria, defensoria e a polícia militar, por meio do Capitão Estephan e outras entidades, que a prefeitura não só ajudará no que for possível na criação da de uma filial da APADEQ, no município e dará todo o apoio necessário por meio da Secretaria da Ação Social, para o funcionamento da mesma.
    O prefeito Raimundo Ferreira, Fez um depoimento, contando um pouco da sua história de vida. Fez dois cursos uma para professor e o outro para judiciário e teve que optar pelo judiciário, onde é funcionário até os dias de hoje, só que está afastado de suas funções. O mesmo começou a beber, e tinha somente 16 anos de idade, com os amigos tomando uma simples dose. Daí vinha os finais de semana e o mesmo ficava torcendo que chegasse sexta-feira, e sexta-feira para o mesmo era uma alegria total pedia a Deus que terminasse o expediente e muitas das vezes nem sequer terminava o expediente e o mesmo já saia do seu trabalho para beber pelo os bares da vida, não ia nem em casa almoçar, irava o gosto com conservas pelo os bares. Aí vinha o sábado, com ressecada, com uma tremedeira total, aí eu dizia é eu tomando outra que eu melhoro, aí vinha uma dose, uma meiota, uma garrafa e outras garrafas, aí outro porre, domingo da mesma maneira, aí outro porre, chegava segunda-feira, só ia para o trabalho, porque era o jeito e muita das vezes ia trabalhar a força, mas, não parou por aí, o meu vício foi mais adiante. Aí o mesmo começou a faltar o trabalho, pois o vício só aumentava, e a ressaca também, uma ressaca braba com tremendo muito, pois para conseguir levar um copo de cachaça para sua boca tinha certa dificuldade, pois não conseguia manter o equilibro do corpo, olhe bem o que é o vício do alcoolismo, como o mesmo mexe com o psicológico das pessoas, para o viciado é necessário beber todos os dias, para manter o equilíbrio, principalmente das mãos e dos braços. Ele mesmo passou por isso, pois o mesmo acha que iria morrer se não bebesse uma dose diariamente e cedo do dia, e certo do dia, o mesmo achou que seu coração iria parar, portanto, era a dependência do álcool que já estava dominando seu corpo, pois o mesmo necessitava tomar uma dose para acalmar os nervos. E isto, já estava trazendo problemas para o mesmo, principalmente em relação ao seu trabalho, pois teve um período em sua vida que sem licença alguma o mesmo abandonou o seu trabalho por mais de dois meses, aí o juiz substituto da comarca lhe afastou do trabalho. Veja, portanto, jovens aqui presentes como essa doença chamada alcoolismo é triste, o mesmo chegou a ser afastado do seu trabalho, por causa do vício.
    Só que a partir daí, o mesmo tomou uma decisão em sua vida, foi quando mesmo ajoelhou-se no pé de sua cama e pediu a Deus e disse meu Deus me mostre um caminho, pois eu ganho também junto com minha esposa e gasto, praticamente tudo com as bebidas, trago preocupação para meus pais, meus parentes e amigos e mesmo, só não chegou a ficar abandonado perambulando pelas as ruas porque sua família, não deixava, mas o mesmo chegou ater em sua casa uma caixa de cachaça, para que o mesmo ficasse tomando em casa sozinho, sem sair de casa, até ficar bêbado dia e noite. Aí no outro dia, vinha a famosa ressaca que lhe deixa com náuseas, com insônia, porque você, não dorme quando está de ressaca. Aí foi quando me ajoelhei e pedi a Deus que mostrasse um caminho e Deus me atendeu, foi aí que sonhei que estava em cima de um caminhão amarelo, discursando com para a multidão e era a política que estava em minha veia. Daí pra frente eu não bebi mais, porque Deus me curou. E quando foi em 1996, eu já fui o vereador mais votado do município, foi para a reeleição e foi reeleito, por mais dois mandatos consecutivos, depois prefeito interino, presidente da Câmara de Vereadores e agora prefeito eleito e já está com dez meses de gestão no município de Feijó. Só quero dizer aos nossos jovens a pessoas lhe chamam para beber.

    Fonte: acrefeijo

    0 comentários:

    Postar um comentário

    ISSO É POLÍTICA DE VERDADE

    Blogs do Acre
     
    Balanço Geral (c) 2011