VESTIBULAR 2011 PODE SER CANCELADO

Posted on
  • 15 de novembro de 2010
  • by
  • ARTE É VIVER
  • in
  • Marcadores:
  • Lágrimas, desespero dos candidatos e até prisões, marcaram o primeiro dia de aplicação das provas do vestibular 2011, da Universidade Federal do Acre- UFAC, neste domingo 14. Já nesta segunda-feira, 15, apenas os atrasados foram impedidos de entrar nos locais de provas.

    Os mais de 17 mil candidatos que concorrem ao certame, disputando as 2.030 vagas oferecidas pela instituição, além das provas, tiveram como principal obstáculo os fiscais que impediram quem estivesse com documento vencido, entrar nos locais indicados para a avaliação.

    Os casos aconteceram tanto no prédio da UFAC como na UNINORTE em Rio Branco. A exigência diz o edital, que apenas alunos menores de idade teriam de apresentar documento de identidade. Contudo, mesmo alunos maiores, deixaram de fazer as provas porque estavam com documentos vencidos e não conseguiram comprovar a idade. Uma candidata que pretendia disputar umas das vagas oferecidas no curso de nutrição chegou cedo à instituição, mas ao mostrar a carteira de habilitação vencida foi barrada pelo fiscal no portão de entrada.
    Na tentativa de comprovar que tem 19 anos, ela ligou para a mãe Jarlene Gomes, que mora no bairro Mocinha Magalhães, que correu até a UFAC, levando o documento. Ao chegar ao portão de entrada da UFAC, exatamente as 10 minutos após, terem sido encerrados, dona Jarlene entrou em desespero e saiu correndo até a sala onde a filha estaria a sua espera, foi perseguida por um policial federal e teve a prisão decretada.

    A filha não conseguiu fazer a prova. Já em outros locais da avaliação, os fiscais permitiram que os candidatos realizassem as provas mediante assinatura de termo de comprometimento e de comprovação de idade, posterior à avaliação. 

    O assessor de comunicação da UFAC, professor João Petrolitano, se limitou a dizer que “eu lamento muito”. A mãe dona Jarlene Gomes, foi evada presa á sede da Policia Federal e liberada em seguida, depois de assinar um termo de responsabilidade e vai responder um processo por crime de contravenção.

    Muitos alunos, que não conseguiram fazer as provas por estarem com a documentação vencida e mesmo apresentando aos fiscais, justificativa da Secretaria de Segurança Pública e do Instituto de Identificação, prestaram queixa na Comissão Permanente do vestibular-COPEV, e pretendem ingressar no Ministério Público Federal, pedindo a anulação do vestibular 2011.

    Salomão Matos, da redação de ac24horas

    0 comentários:

    Postar um comentário

    ISSO É POLÍTICA DE VERDADE

    Blogs do Acre
     
    Balanço Geral (c) 2011