TA FALTANDO DINHEIRO

Posted on
  • 30 de janeiro de 2011
  • by
  • ARTE É VIVER
  • in
  • Marcadores:
  • Falta de recursos financeiros causa problemas na abertura de novas vagas nas câmara de vereadores do Acre 

    Da redação do Balanço geral 
      Atuais vereadores de Feijó
     
    Com o aumento populacional registrado pelo Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre poderá ter 29 vagas a mais para vereadores a partir de 2013.

    Os cálculos levam em conta o crescimento de oito das 22 cidades acreanas, mas a elevação do número de vagas poderá esbarrar no orçamento das câmaras que precisarão realizar cortes para atender a demanda.

    De acordo com o IBGE, Rio Branco, que atualmente possui 14 parlamentares, poderá contar com 23, quantidade que deverá ser anunciada pela própria mesa diretora do Poder Legislativo, colegiado que decide o número de cadeiras que poderão ser ocupadas no próximo mandato.

    "Não temos orçamento para autorizar todas as vagas, por isso pretendemos abrir a discussão com os partidos e realizar audiências públicas para definir o total para o próximo mandato", detalhou o presidente em exercício da Câmara de Rio Branco, Rodrigo Pinto (PMDB).

    Em Cruzeiro do Sul, que possui dez parlamentares, o Legislativo municipal enfrentará também a falta de recursos se decidirem pela abertura das 15 cadeiras permitidas em lei.

    "Vamos decidir quantas vagas teremos para 2013, pois não temos dinheiro para pagar cinco vereadores a mais. Seria preciso cortar parte dos salários dos atuais vereadores para atender a essa demanda", informou o presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, Raimundo Celso Lima (PMDB).

    No cálculo, os municípios com até 15 mil habitantes poderão eleger até nove vereadores; as cidades que contabilizarem entre 15 e 30 mil habitantes terão direito de ter até 11 vereadores; de 30 a 50 mil, existe a possibilidade de 13 parlamentares; de 50 a 80 mil, o total de cargos chegará a 15; de 80 a 120 mil habitantes, o Legislativo poderá ter 17 cadeiras; de 120 a 160 mil, esse total chega 19; de 160 a 300 mil, o total de vagas chegará a 21; de 300 a 450 mil, é possível chegar a 23 vereadores.

    Aqui em Feijó, nos temos a previsão de 13 vereadores, um total de 04 vagas a mais das que já estão sendo ocupadas. Vamos ver se Feijó também terá recursos para abrir estas vagas na sua totalidade. Sendo que podemos ver que todas as outras cidades acreanas estão encontrando obstáculos em seu patamar financeiro para poder executar essas novas vagas.

    O balanço geral

    0 comentários:

    Postar um comentário

    ISSO É POLÍTICA DE VERDADE

    Blogs do Acre
     
    Balanço Geral (c) 2011