Da redação do Balanço Geral
Vacina protege contra três tipos de vírus, inclusive contra o H1N1
A campanha de vacinação contra gripe começou dia 25 de abril. A imunização prevê atingir 87 mil pessoas em todo estado, 38 mil só na capital. Além dos profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, indígenas e idosos serão vacinados contra as gripes comuns, H1N1 e H3N2.
Até o momento já foram vacinados 28, 3% da gestantes, 51 % dos idosos, 32 % das crianças e 100 % dos profissionais de saúde.
De acordo com a SEMSA, diante da baixa procura, especialmente das gestantes, o prazo para vacina foi prorrogado até o fim do mês.
Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do ministério, mostram que, até as 23h desta quinta-feira (12), 16,8 milhões de pessoas já tinham se vacinado contra doença em todo o país, o que representa 56% de todo o público-alvo, estimado em 30 milhões. A meta do governo é vacinar ao menos 80% desse total. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A dose combate três tipos da doença, incluindo a gripe H1N1, popularmente conhecida como suína. No ano passado, quando o mundo ainda vivia uma pandemia (epidemia em nível global) desse tipo de gripe, houve uma campanha de vacinação específica contra o H1N1. Em 2011, esse vírus foi incluído na mesma vacina que protege contra a gripe comum, uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Fonte: agazeta.net
0 comentários:
Postar um comentário