JORGE VIANA COBRA AJUDA HUMANITÁRIA AOS REFUGIADOS HAITIANOS NO ACRE

Posted on
  • 28 de novembro de 2011
  • by
  • ARTE É VIVER
  • in
  • O senador Jorge Viana (PT) cobrou nesta segunda-feira, 28, da tribuna, a ação imediata dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e dos organismos internacionais de ajuda humanitária para socorrer centenas de haitianos que cruzam o Acre, a partir do Equador, Peru e Bolívia, em busca de oportunidades e auxílio no Brasil.

    Segundo o senador acreano, há cerca de 3.000 mil refugiados haitianos no país e a metade deles passou pelo Acre, com entrada pelo município de Assis Brasil.

    “Só em Brasiléia, no oeste do Estado do Acre, no começo de novembro havia 332 haitianos. Hoje, pouco mais de duas semanas depois, são 550”, acrescentou.

    Jorge Viana disse que o governador do Estado, Tião Viana, está oferecendo abrigo e alimentos aos refugiados, mas alegou que a situação, pela sua gravidade e extensão, ultrapassou o limite de capacidade do Acre.

    - Essa questão é da alçada do governo federal, só ele pode tratar da questão com outros países envolvidos, como o Peru, o Equador e o Haiti, e resolver de forma adequada essa tragédia que fere os direitos humanos. Os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores precisam assumir esta situação, afirmou.

    O senador disse que há também implicações de saúde da maior gravidade, além de fortes indícios de comércio e exploração do sofrimento dos refugiados.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    ISSO É POLÍTICA DE VERDADE

    Blogs do Acre
     
    Balanço Geral (c) 2011