Da redação do Balanço Geral
Familiares, simpatizantes, lideranças partidarias e secretarios participaram da sessão
Nova mesa diretora da Aleac
Os novos deputados estaduais do Acre foram empossados na manhã desta terça-feira, 1º. Durante sessão, que foi presidida pelo deputado Helder Paiva (PR), também aconteceu a eleição para nova Mesa Diretora.
Familiares, simpatizantes, lideranças partidárias e secretários participaram da sessão. A posse aconteceu num clima de cordialidade entre os parlamentares.
Confira os principais momentos da sessão de posse:
Membros do PPS realizam manifestação contra compra de votos
Membros do Partido Popular Socialista (PPS) realizaram manifestação contra a compra de votos. Com faixas, cartazes e camisetas eles protestaram contra a corrupção eleitoral.
O deputado estadual Helder Paiva (PR), que presidiu a sessão, pediu que não fossem feitas manifestações durante a posse dos novos deputados.
Termina a posse dos novos deputados
Terminou a primeira parte da sessão, onde aconteceu a posse dos novos deputados estaduais. Neste momento os parlamentares estão recebendo os cumprimentos de famialires, amigos, secretários e simpatizantes.
Em seguida acontecerá a eleição para nova Mesa Diretora. O deputado Élson Santiago (PP) será eleito presidente da Casa para os próximos dois anos.
Gilberto Diniz confirma candidatura à presidência da Aleac
"Se o Élson aguentar três minutos aqui na tribuna, voto nele". Com essa frase o deputado Gilberto Diniz (PT do B) defendeu sua candidatura, afirmando que o presidente precisa ter discurso e compromisso para defender o Poder Legislativo.
"Defendo que possamos ter uma Mesa mais democrática. Cada um de nós pode ser candidato. Não podemos nos curvar ao poder. Temos que encarar as coisas de frente. Não podemos aceitar os afagos do Governo. Temos que votar com nossa consciência", disse.
Gilberto Diniz disse que conversou com muitas pessoas e que sua candidatura é uma forma de incentivar para que outros também sejam candidatos e não aceitem as imposições feitas pelo Governo.
"Fico triste porque o voto é aberto. Tenho certeza que não sairia daqui só com um voto. Tem muitas pessoas que têm vontade de mudança. Sou candidato a presidente pela oposição. Sei que não vou ter votos dos nossos colegas. Por medo e compromisso, vão votar no outro candidato", afirmou.
Começa a votação:
Os deputados do PT: Chico Viga, Geraldo Pereira, Jonas Lima e Ney Amorim, são os primeiros a votar. Eles votaram na chapa que tem como presidente Élson Santiago (PP).
O deputado Élson Santiago (PP) votou logo em seguida. "Seguindo orientação do meu partido voto", justificou. A deputada Maria Antônia (PP) também votou na chapa de Élson Santiago.
Os parlamentares do PMDB, Antônia Sales e Chagas Romão também seguiram o voto dos primeiros deputados. "Eleição de Mesa tem que ser discutida e dialogada. Não tenho medo. Sempre fui de oposição", disse Romão.
Um dos deputados mais aplaudidos na sessão desta terça-feira, 1º, deputado Eduardo Farias (PC do B) antes de votar manifestou sua felicidade de representar a população acreana. "Estou feliz e motivado de pela primeira usar essa tribuna", disse. Em seguida votou Moisés Diniz.
"Voto sem medo e de acordo com o que foi acertado com a oposição", disse o major Rocha (PSDB) na justificativa de seu voto. Ele e Toinha Vieira votaram na chapa de Élson Santiago (PP).
Os deputados Eber Machado e Edvaldo Souza do PSDC seguiram orientação do partido, votando também na chapa de Élson Santiago.
Na tribuna pela primeira vez, Edvaldo Souza votou e disse que pretende trabalhar pelo bem do povo. "Digo ao colega Gilberto Diniz que no meu dicionário não existe a palavra medo", afirmou.
Luis Tchê e Walter Prado, do PDT; Astério Moreira e Liras Morais, do PRP, também votaram na chapa formada por membros da situação e oposição, que tem como presidente Élson Santiago.
O deputado Manoel Morais (PSB) também votou na chapa que tem como presidente Élson Santiago (PP).
O deputado Gilberto Diniz (PT do B) confirmou sua candidatura. Ele votou em Ney Amorim para primeiro-secretário, Helder Paiva para vice-presidente, Luis Tchê para segundo-secretário. Ele não votou nos parlamentares da oposição. "Voto em Chico Viga para terceiro-secretário e Marileide Serafim para quarta-secretária".
Helder Paiva (PR), que será reconduzido à primeira vice-presidência, votou na chapa de Élson Santiago. Ele agradeceu as pessoas que defenderam seu nome para presidente da Aleac. "Aqui somos 24 irmãos. Chegamos a um consenso de uma chapa que tenha participação de pelo menos a maioria dos partidos. Recebi um chamado para a missão na minha igreja, por isso, retirei meu nome", afirmou.
Os deputados Denilson Segóvia (PSC) e Jamyl Asfury (DEM) também votaram em Élson Santiago para presidente.
A última a votar foi da deputada Marileide Serafim (PMN). Ela votou na chapa de Élson Santiago (PP).
Nova Mesa Diretora da Aleac
Presidente: Élson Santiago (PP)
Primeiro-secretário: Ney Amorim (PT)
Primeiro vice-presidente: Helder Paiva (PR)
Segundo-secretário: Luis Tchê (PDT)
Segundo vice-presidente: Antônia Sales (PMDB)
Terceiro-secretário: Liras Morais (PRP)
Quarto-secretário: Toinha Vieira (PSDB)
Veja quem são os novos deputados estaduais:
RELAÇÃO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS 13ª LEGISLATURA
01 – PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT
01 - CHICO VIGA
02 - GERALDO PEREIRA
03 - JONAS LIMA
04 - NEY AMORIM
02 – PARTIDO PROGESSISTA - PP
05 - ELSON SANTIAGO
06 - MARIA ANTONIA
03 – PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - PMDB
07 - ANTONIA SALES
08 - CHAGAS ROMÃO
04 – PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRO - PSDB
09 - WHERLES ROCHA
10 - ANTONIA VIEIRA
05 – PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PC do B
11 - EDUARDO FARIAS
12 - MOISÉS DINIZ
06 – PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO - PSDC
13 - ÉBER MACHADO
14 - EDVALDO SOUZA
07 – PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - PDT
15 - JOSÉ LUIS
16 - WALTER PRADO
08 – PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA - PRP
17 - ASTÉRIO MOREIRA
18 - LIRA MORAIS
09 – PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB
19 - MANOEL MORAES
10 – PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL – PT do B
20 - GILBERTO DINIZ
11 – PARTIDO DA REPÚBLICA - PR
21 - HELDER PAIVA
12 – PARTIDO SOCIAL CRISTÃO - PSC
22 - DENILSON SEGÓVIA
13 – DEMOCRATAS - DEM
23 - JAMYL ASFURY
14 – PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL - PMN
24 - MARILEIDE SERAFIM
Veja as imagens da sessão:
Fonte: agazeta.net
0 comentários:
Postar um comentário